Escola Paulista de Medicina
FarmoLAB

Toxina de cascavel altera metabolismo

Pesquisadores brasileiros estão descobrindo possíveis usos interessantes para substâncias encontradas em veneno de serpentes.

snake 3515122 640

Estudos coordenados pela Profa. Dra. Mirian Hayashi, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), orientadora do nosso programa, indicaram que a crotamina, um peptídeo extraído do veneno da cascavel, apresenta efeito antitumoral mesmo quando administrada por via oral, com já observado anteriormente por via intraperitoneal, em modelos animais com melanomas, e que a mesma ainda interfere no metabolismo animal, promovendo uma redução no ganho de peso em animais saudáveis, sem tumor, quando comparados com o grupo controle, sem alteração no consumo de alimentos, conforme demonstrado em testes em camundongostratados durante 21 dias. Nesses animais, foi observada uma redução da gordura branca (que armazena calorias) e aumento da quantidade de gordura marrom (que queima calorias). Em outras palavras, além do efeito benéfico contra tumores, a toxina promove emagrecimento. O estudo vem sendo divulgado na mídia. Para saber mais clique aqui e aqui.